ITIL® 2011 Planning, Protection, and Optimization

Este curso ITIL® Intermediário imerge os alunos nos aspectos práticos do Ciclo de Vida do Serviço ITIL® 2011 e processos associados com o Planejamento, Proteção e Otimização de serviços e entrega de serviço. O foco principal deste curso está nas atividades de processo de nível operacional e métodos e abordagens de suporte para executar estes processos em um ambiente de aprendizado prático.

Este curso usa uma combinação eficiente de métodos de aprendizado que fornece aos alunos uma forma mais eficaz de construir seu conhecimento ITIL® relacionado ao Planejamento, Proteção e Otimização e para aplicar este conhecimento na vida real. Os alunos podem completar os módulos de e-learning  dentro de seu tempo disponível e então participar das sessões interativas de sala de aula presencial ou virtual aplicando este conhecimento na prática.

 Audiência

O curso Capability em Planejamento, Proteção e Otimização é de interesse para os:

  • Indivíduos que tenham o certificado ITIL® 2011 Foundation certificate (ou certificados ITIL® v2 Foundation + v3 Foundation Bridge) e buscam as certificações ITIL® de nível Intermediário e Avançado.
  • Indivíduos que requeiram uma compreensão mais profunda dos processos de Planejamento, Proteção e Otimização, seus usos e suas implementações para realçar a qualidade de suporte  do serviço de TI dentro de uma organização. Por exemplo, a equipe operacional envolvida no Gerenciamento da Capacidade, Gerenciamento da Disponibilidade, Gerenciamento da continuidade de Serviço de TI, Gerenciamento de Segurança da Informação, Gerenciamento da Demanda e Gerenciamento de Risco.
  • Profissionais de TI envolvidos na implementação de Gerenciamento e programas de melhoria.
  • Papéis típicos, incluindo (mas não restrito) profissionais de TI, gerentes de negócio/TI, donos de processo de negócio/TI e especialistas de TI.

Objetivos de Aprendizado
Ao término deste curso e exame, o aluno terá competência para:

  • Compreender o Gerenciamento de Serviço como uma prática e como os processos dentro do Planejamento, Proteção e Otimização suportam o Ciclo de Vida do Serviço.
  • Conhecer o papel importante do Planejamento, Proteção e Otimização na provisão de serviço e compreender como os processos do escopo interagem com os outros processos do Ciclo de Vida do Serviço.
  • Compreender as atividades, métodos e funções usados em cada processo do Planejamento, Proteção e Otimização.
  • Saber como aplicar os processos, atividades e funções do Planejamento, Proteção e Otimização  para alcançar a excelência operacional.
  • Mensurar o desempenho do Planejamento, Proteção e Otimização.
  • Compreender a importância da segurança de TI e como ela suporta o Planejamento, Proteção e Otimização.
  • Compreender os requisitos de tecnologia e implementação no suporte ao Planejamento, Proteção e Otimização.
  • Compreender os desafios, Fatores Críticos de Sucesso e riscos relacionados ao Planejamento, Proteção e Otimização.

Informação Prática Sobre o Curso

  • O máximo de 18 alunos podem estar presentes neste curso com 1 instrutor; um número maior de alunos requer um segundo instrutor.
  • Os alunos devem fornecer os números de seus certificados ITIL® antes do início do curso.
  • Espera-se que os alunos completem os módulos de e-learning antes de participarem das sessões de aula presencial/ virtual, já que as sessões de sala de aula são fundamentadas no conhecimento fornecido nos módulos de e-learning.
  • As sessões de sala de aula presencial/ Virtual ocorrem das 8:00 -17:00hs nos dias 1 e 2. O terceiro dia termina as 12:00hs.
  • Após as sessões de sala de aula, há mais um módulo de e-learning a ser completado; este é o modulo de preparação para o exame.
  • O exame pode ser agendado dentro da hora e data mais convenientes aos alunos após as sessões de sala de aula.
  • O ambiente dos módulos de e-learning e sala de aula virtual requerem uma conexão de Internet de alta velocidade, Internet Explorer 7.0 ou acima, um fone de ouvido e um microfone.
  • O instrutor encontra-se disponível durante todo o programa para fornecer suporte aos alunos com seus módulos de e-learning. O instrutor pode ser contatado via telefone ou e-mail.

Pré-requisitos
Os candidatos para este curso devem:

  • Possuir o Certificado ITIL® 2011 Foundation ou Certificados ITIL® v2 Foundation + v3 Foundation Bridge.
  • Não há um requisito mínimo mandatório, mas de 2 a 4 anos de experiência profissional em Gerenciamento de Serviço de TI é altamente desejável.
  • É também altamente recomendado que os candidatos:
    • Possam demonstrar familiaridade com a terminologia de TI; compreender o contexto de gerenciamento do Planejamento, Proteção e Otimização em seu ambiente de negócio é altamente recomendável.
    • Ter exposição de trabalho na capacidade de Gerenciamento de Serviço dentro de um ambiente de provedor de serviço, com responsabilidade enfatizando pelo menos um dos seguintes processos de gerenciamento:
      • Gerenciamento da Capacidade, Gerenciamento da Disponibilidade, Gerenciamento da Continuidade de Serviço de TI, Gerenciamento de Segurança da Informação e Gerenciamento da Demanda.
  • É recomendado que os alunos completassem pelo menos 12 horas de estudo pessoal na revisão do conteúdo programático e áreas associadas das diretrizes práticas principais do Gerenciamento de Serviço ITIL®, em particular a publicação  de Desenho de Serviço, no preparo para o exame. O conteúdo programático pode ser obtido no:http://www.itil-officialsite.com/Qualifications/ITILQualificationScheme.aspx.

Material de Curso do Aluno:

  • Os participantes recebem uma cópia do material de apresentação de sala de aula, simulado, estudo de caso, tarefa de casa e tarefas de sala de aula.
  • Os participantes recebem um PDF com  adicional material de referência do curso ( em torno de 600 páginas). Este material está formatado para um e-reader permitindo que os participantes o leiam como um e-book.
  • Os participantes recebem um login e uma senha para os módulos de e-learning algumas semanas antes do curso virtual ter início. Os materiais de e-learning encontram-se disponíveis por 2 anos após o término do curso.

Sobre o Exame:

  • Deve ter o Certificado ITIL® 2011 Foundation ou certificados ITIL® v2 Foundation + v3 Foundation Bridge e ter completado o curso OSA de um Provedor de Treinamento Acreditado para poder fazer o exame.
  • O exame contém oito (8) perguntas de múltipla escolha, baseadas em cenário, com pontuação gradiente.
  • A duração do exame é de no máximo 90 minutos para todos os candidatos em seus próprios idiomas (os candidatos que estiverem fazendo o exame em outros idiomas que não o seu, tem a permissão de fazê-lo no período máximo de 120 minutos e de usar um dicionário).
  • Cada questão terá 4 opções de resposta possíveis, uma delas valendo 5 pontos, uma no valor de 3 pontos, uma no valor de 1 ponto e uma a qual não fornece nenhum ponto.
  • Pontuação para aprovação é de 28/40 ou 70%.

Créditos

  • Se o participante for aprovado no exame ITIL® 2011 Planning, Protection, and Optimization Capability receberá 4 créditos no esquema de Qualificação ITIL®.
  • Project Management Institute – Professional Development Units (PDUs) = 30

Agenda:

E-Learning

Sala de Aula (Virtual)

E-Learning

 

1ºDia

2ºDia

3ºDia

 

6 horas de e-learning individualizado com suporte de instrutor 1. Introdução 4. Gerenciamento da Disponibilidade 8. Desafios, Fatores Críticos de Sucesso e Riscos 4 horas de e-learning individualizado com suporte de instrutor
2. Gerenciamento de Serviço 5. Gerenciamento  da Continuidade de Serviço de TI 9. Considerações de Tecnologia e Implementação
3. Gerenciamento da Capacidade

Almoço

3. Gerenciamento da Capacidade 5.  Gerenciamento  da Continuidade de Serviço de TI
4. Gerenciamento da Disponibilidade 6. Gerenciamento da Segurança da Informação
7. Gerenciamento  da Demanda

Lição de Casa

 

 

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Luiz Cláudio Belmonte  
  • MBA, ITIL, COBIT TCP, CLOUD TCP , ITMP, CSM.
  • Sócio-Diretor da Belmonte Consulting.
  • 28 anos de experiêcia na área de TI.
  • Professor Universitário nos cursos de Graduação e Pós-Graduação em , Planejamento Estratégico, Gerenciamento de Projetos , Governança de TI , Gestão de Tecnologia e Gestão de Projetos em diversas instituições de ensino como: Uni9, UNIP, BI (Business International), entre outras.
  • Atualmente atua como consultor de projetos e na implementação de Governança de TI (COBIT e ITIL).
  • Ministra cursos abertos e fechados de COBIT, ITIL , BSC e SCRUM, com foco na certificação.
  • Proferiu diversas palestras no mercado sobre Governança de TI e Planejamento Estratégico, entre elas podemos citar: FSA (Fundação Santo André), TMKT , Amcham-Goiânia, Prefeitura de Guarulhos , Fiocruz-RJ.
  • 13 anos de experiência gerenciando projetos em diversos segmentos de mercado, utilizando a metodologia PMI.
  • Participou de projetos de Planejamento Estratégico, Gerenciamento de Projetos, Gestão de Custos, Organização de Processos e Integração de Sistemas em órgãos do governo, como: SEP, Metrô-SP, Fundação Paula Souza, FDE, CPTM, FIPE e atualmente no SESC-GO.