Governança SOA com ITIL® e COBIT

O curso de Governança em SOA com apoio e suporte das melhores práticas do COBIT e do ITIL® tem como premissa capacitar o aluno a entender a aplicação da metodologia de gestão dos serviços e funcionalidade de TI alinhadas as metas e objetivos de negócio, através de uma modelagem de serviços. Essa visão conceitual de SOA inclui um modelo de negócios bem definido e um modelo de políticas e governança que garanta a continuidade no cumprimento dos padrões e requisitos técnicos. Os serviços merecem uma atenção especial para que o design para que todos os serviços de uma empresa garanta reusabilidade, interoperabilidade e integração entre todos os processos de negócios e plataformas tecnológicas.

As melhores práticas do SOA são compostas de 8 módulos a saber:

  • Módulo I – Conceitos de SOA
  • Módulo II – ESB (Enterprise Service Bus)
  • Módulo III – SOA e BPM
  • Módulo IV – BAM (Business Activity Monitoring) e CEP (Complex Event Processing)
  • Módulo V – SOA e Governança de TI (ITIL®)
  • Módulo VI – SOA e Governança de TI (COBIT)
  • Módulo VII – Implementando a SOA
  • Módulo VIII – Ferramentas e Mercado

Objetivo
Abordar com aos alunos o alinhamento dos interesses da área de TI com os objetivos de negócios da empresa, integrando aplicações, flexibilizando e adaptando arquiteturas, e levando a um tempo de mercado mais curto, com a minimização de riscos e redução de custos.

Ao final do curso, você poderá:

  • Conhecer os conceitos-chave para a viabilização do ambiente SOA.
  • Dimensionar as mudanças culturais, processos e aplicações a partir da SOA.
  • Averiguar a importância da governança na utilização da SOA
  • Planejar a adoção da SOA em sua organização.
  • Construir aplicações componentizadas e reusáveis focadas em orientação a serviços, utilizando as melhores práticas do ITIL® e do COBIT em sua operacionalização e gestão.
Carga Horária: 24 horas
Valor do curso sem exame: 1200,00
Governança SOA com Itil® é na Belmonte Consulting

Governança SOA com Itil® + COBIT

Público Alvo
Gestores e profissionais de tecnologia da informação, arquitetos de TI e de sistemas, analistas de sistemas e de negócios, analistas de processos, coordenadores e líderes de projetos, consultores, desenvolvedores, profissionais web, e todos aqueles interessados em conhecer os desafios que o assunto suscita.

Pré-Requisitos
Não há um pré-requisito formal, apenas uma familiaridade no conceito de entrega de serviços de TI e na visão do uso de componentes.

Conteúdo / Programático

MÓDULO I – Conceitos de SOA

  • O que é SOA?
  • A abrangência da arquitetura orientada a serviços.
  • Definição de serviços.
  • Motivadores e justificativas para a SOA.
  • SOA e a arquitetura corporativa.
  • Como a SOA pode otimizar os processos de negócios.
  • O custo da não-adoção da SOA.

MÓDULO II – ESB (Enterprise Service Bus)

  • Arquitetura de integração.
  • EAI (Integração de Sistemas).
  • Evolução do ESB.
  • Funções de um ESB.
  • O papel do Web Services na SOA.

MÓDULO III – SOA e BPM (Business Process Management)

  • Aplicando conceitos de reusabilidade e interoperabilidade.
  • Processos de negócios: BPM, BPMS e BPEL.
  • Orquestração de processos de negócios.

MÓDULO IV – BAM (Business Activity Monitoring) e CEP (Complex Event Processing)

  • Como aproximar ainda mais TI ao negócio
  • O que são eventos complexos?
  • Como o BAM e o BI (Business (Intelligence) se complementam
  • Quais os benefícios desta solução?

MÓDULO V – SOA e Governança de TI (ITIL®)

  • Governança de TI com ITIL® 2011
  • Definição das políticas SOA.
  • Padrões e compliance.

MÓDULO VI – SOA e Governança de TI (COBIT)

  • Governança de TI com COBIT 4.1
  • Definição das políticas SOA.
  • Padrões e compliance

MÓDULO VII – Implementando a SOA

  • Benefícios da SOA para o negócio e TI.
  • Fatores críticos de sucesso na implementação da SOA.
  • Levantamento do nível de maturidade
  • Seleção de projeto-piloto.
  • Principais barreiras na adoção da SOA.
  • Vantagens na adoção da SOA.

MÓDULO ViII – Ferramentas e Mercado

  • Mercado: tendências e principais players.
  • Metodologias, ferramentas e tecnologias.
  • Protocolos, especificações e padrões (atuais e emergentes).
  • Análise de custo x benefício entre as ferramentas disponíveis.

Material do Curso
Apostila do curso, Certificado de Participação, CD com Material .

Material do Curso
Apostila Oficial Isaca do curso, Certificado de Participação do ISACA, CD com Material Cobit 4.1, Cobit First Aid Kit, Cobit Handbook e Simulados.

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Luiz Cláudio Belmonte  
  • MBA, ITIL, COBIT TCP, CLOUD TCP , ITMP, CSM.
  • Sócio-Diretor da Belmonte Consulting.
  • 28 anos de experiêcia na área de TI.
  • Professor Universitário nos cursos de Graduação e Pós-Graduação em , Planejamento Estratégico, Gerenciamento de Projetos , Governança de TI , Gestão de Tecnologia e Gestão de Projetos em diversas instituições de ensino como: Uni9, UNIP, BI (Business International), entre outras.
  • Atualmente atua como consultor de projetos e na implementação de Governança de TI (COBIT e ITIL).
  • Ministra cursos abertos e fechados de COBIT, ITIL , BSC e SCRUM, com foco na certificação.
  • Proferiu diversas palestras no mercado sobre Governança de TI e Planejamento Estratégico, entre elas podemos citar: FSA (Fundação Santo André), TMKT , Amcham-Goiânia, Prefeitura de Guarulhos , Fiocruz-RJ.
  • 13 anos de experiência gerenciando projetos em diversos segmentos de mercado, utilizando a metodologia PMI.
  • Participou de projetos de Planejamento Estratégico, Gerenciamento de Projetos, Gestão de Custos, Organização de Processos e Integração de Sistemas em órgãos do governo, como: SEP, Metrô-SP, Fundação Paula Souza, FDE, CPTM, FIPE e atualmente no SESC-GO.