Certificação PMP – PMBOK 4

Com o crescimento da economia que se faz presente hoje no mercado totalmente globalizado , e em paralelo , a busca constante de novas soluções de mercado para atender as necessidades específicas ou genéricas das empresas em geral, faz-se necessário que as mesmas possam estar preparadas para a acirrada concorrência nos seus segmentos de mercado , e para tal devem se estruturar internamente, para que possam melhorar os seus processos internos e ao mesmo tempo satisfazer aos seus clientes e alavancar negócios , através da disponibilidade da informação com qualidade , consistência e rapidez, além da facilidade de divulgação e uso de seus produtos , sempre procurando otimizar o relacionamento com seus clientes.

Tomando como base essa relação cliente e fornecedor, chega-se a conclusão que as empresas devem estar preparadas, para uma visão de sistema aberto em constante mutação e com isso poder manter e até aumentar o seu market-share.

Dentro deste contexto, o papel do Gerente de Projetos é fundamental, uma vez que sintonizado com as tecnologias emergentes de mercado, irá usá-las em benefício de sua organização.

Objetivo
Preparar o aluno para realizar a prova de Certificação do PMI e se tornar um profissional acreditado PMP , com reconhecimento mundial.

Certificação PMP é na Belmonte Consulting

Certificação PMP

Público-Alvo
Profissionais que atuam ou pretendem atuar na área de gerenciamento de projetos e que necessitam ampliar o seu conhecimento sobre a metodologia PMBOK4®.

Carga Horária: 35 a 40 horas
Valor do Curso sem exame: 1.600,00

Razões para participar

  • Ter contato com uma abordagem didática sobre o PMBOK®, 4a edição.
  • Conhecer os desafios e os fatores críticos de sucesso para a implementação das melhores práticas de   gerenciamento de projetos.
  • Entender a importância do fator humano no gerenciamento de projetos.
  • Aprender a lidar com as incertezas de um projeto.
  • Melhorar a sua performance nas atribuições de “sponsor”, gerente, líder ou integrante da equipe de   projetos.

Benefícios

  • Apostila impressa e CD-ROM contendo a apresentação em formato de slides, casos de estudo, textos   para leitura complementar e indicações bibliográficas.
  • No ato da matrícula o aluno recebe um Livro sobre Gerenciamento de Projetos, especificamente relacionado a Preparação para a Certificação PMP (Preparatório para a certificação PMP de Rita Mulcahy ou PMBOOK 4ª Edição.)
  • Templates e modelos de documentos para metodologia.
  • Testes simulados de verificação de aprendizagem após a apresentação de cada módulo.

Conteúdo Programático


Gerenciamento de Integração

Coordenar os vários elementos do projeto; desenvolver o Plano Global do Projeto; Coletar os resultados de outros processos do planejamento e colocá-los em um consistente e coerente documento;Executar o Plano Global do Projeto – realizar o plano pela execução das atividades incluídas; Controlar as Mudanças Globais – coordenar as mudanças através do projeto inteiro.

Gerenciamento de Escopo
Incluir todo e tão somente o trabalho necessário para ser concluído com sucesso; iniciar – submeter a organização para começar a próxima fase do projeto; Planejar o escopo – desenvolver um documento do escopo como base para as decisões futuras do projeto; Definir o escopo – subdividir os principais resultados do projeto em componentes menores, mais gerenciáveis; Verificar o escopo – formalizar a aceitação do escopo do projeto; Controlar as mudanças do escopo – controlar as mudanças no escopo do projeto.

Gerenciamento de Tempo
Concluir o projeto no prazo previsto; definir as atividades – identificar as atividades específicas, que devem ser executadas para produzir os vários resultados do projeto; Seqüenciar as atividades – identificar e documentar dependências interativas; estimar a duração de atividades; Desenvolver o cronograma – analisar as seqüências das atividades, durações e exigências de recursos, criar o cronograma do projeto; Controlar o cronograma – controlar as mudanças no cronograma de projeto.

Gerenciamento de Custos
Concluir dentro do orçamento aprovado; Planejar os recursos – determinar quais recursos (pessoas, equipamentos, materiais) devem ser utilizados e a quantidade de cada um para executar as atividades do projeto; Estimar custos – desenvolver uma aproximação dos custos necessários dos recursos para terminar as atividades do projeto; Orçar custos – alocar a estimativa de custo total aos itens individuais do trabalho; Controlar custos – controlar as mudanças de orçamento do projeto.

Gerenciamento de Qualidade
Satisfazer às necessidades para as quais foi empreendido o projeto; Planejar a qualidade – identificar os padrões de qualidade relevantes ao projeto e determinar como serão satisfeitos; Garantir a qualidade – avaliando a execução total do projeto em uma base regular para fornecer a confiança de que o projeto será satisfatório aos padrões de qualidade relevantes; Controlar a qualidade – monitorar os resultados específicos do projeto para determinar se atendem aos padrões, e identificar maneiras para eliminar causas do desempenho insatisfatório.

Gerenciamento de Recursos Humanos
Utilizar de maneira mais eficaz o pessoal envolvido no projeto; Planejar o modelo organizacional – identificar, documentar e atribuir as funções no projeto, as responsabilidades, e reportar os relacionamentos; Recrutar pessoal – adquirir recursos humanos necessários e atribuir ao trabalho do projeto; Desenvolver a equipe – desenvolver as habilidades individuais e do grupo para elevar o desempenho; Responsabilidade profissional e ética em projetos.

Gerenciamento de Comunicações
Definir que as informações do projeto sejam adequadamente coletadas e disseminadas; Planejar as comunicações – determinar a informação e as comunicações necessárias para os interessados: quem necessita de qual informação, quando ela é necessária e como lhes será dada; Distribuir as informações – fazer a informação necessária disponível para os interessados, de maneira oportuna; Relatar o desempenho – coletar e disseminar a informação do desempenho, status, as medições de progresso e previsões; Encerramento administrativo – gerar, recolher e disseminar a informação para formalizar a conclusão de fase ou de projeto.

Gerenciamento de Riscos
Identificar, analisar e responder aos riscos do projeto; identificar os riscos – determinar quais riscos podem afetar o projeto, e documentar as características de cada um; quantificar os riscos – avaliar os riscos e suas interações para ponderar uma escala de conseqüências possíveis do projeto; desenvolver as respostas aos riscos – definir etapas de realce para oportunidades, e respostas às ameaças; controlar as respostas aos riscos – responder às mudanças de risco sobre o curso do projeto.

Gerenciamento de Aquisições
Gerenciar as aquisições de bens e serviços de terceiros; Planejar aquisições – determinar o que obter e quando; Planejar o processo de solicitação – documentar as exigências do produto e identificar fontes potenciais; Processar solicitação – obter cotações, concorrências, ofertas ou propostas, conforme apropriado; selecionar o fornecedor – escolher dentre os vendedores potenciais; Administrar o contrato – controlar o relacionamento com o vendedor; Encerrar o contrato – concluir e liquidar o contrato, incluir a resolução de itens em aberto.

Requisitos para ser Elegível para a prova PMP

Para obter a Certificação PMP, o profissional deve satisfazer a determinados requisitos de educação e experiência, concordar e aderir ao Código de Conduta Profissional (Code of Professional Conduct) e passar no Exame de Certificação PMP.

Para comprovação da experiência, existem duas categorias:

•Categoria I (profissionais com 3º grau completo): 4.500 horas de experiência nos últimos 6 anos;
•Categoria II (profissionais com 2º grau completo): 7.500 horas de experiência nos últimos 8 anos.

E ter no mínimo 35 horas de treinamento específico.

O Exame de Certificação PMP é oferecido em computador, ao longo de todo ano, em diversos países, e seu custo é de:

•US$ 405,00 para associados do PMI
•US$ 555,00 para não associados

Material Didático
Apostila e CD-ROM contendo a apresentação em formato de slides, caso de estudo, textos para leitura complementar e indicações bibliográficas.

Método de Ensino
O curso será conduzido pelo docente através de aulas interativas, com a apresentação de exemplos práticos e o desenvolvimento de exercícios e “casos” que contribuam para a fixação dos conceitos apresentados.

Inscreva-se neste curso

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Mini-currículo do Coordenador Pedagógico
Luiz Cláudio Belmonte  
  • MBA, ITIL, COBIT TCP, CLOUD TCP , ITMP, CSM.
  • Sócio-Diretor da Belmonte Consulting.
  • 28 anos de experiêcia na área de TI.
  • Professor Universitário nos cursos de Graduação e Pós-Graduação em , Planejamento Estratégico, Gerenciamento de Projetos , Governança de TI , Gestão de Tecnologia e Gestão de Projetos em diversas instituições de ensino como: Uni9, UNIP, BI (Business International), entre outras.
  • Atualmente atua como consultor de projetos e na implementação de Governança de TI (COBIT e ITIL).
  • Ministra cursos abertos e fechados de COBIT, ITIL , BSC e SCRUM, com foco na certificação.
  • Proferiu diversas palestras no mercado sobre Governança de TI e Planejamento Estratégico, entre elas podemos citar: FSA (Fundação Santo André), TMKT , Amcham-Goiânia, Prefeitura de Guarulhos , Fiocruz-RJ.
  • 13 anos de experiência gerenciando projetos em diversos segmentos de mercado, utilizando a metodologia PMI.
  • Participou de projetos de Planejamento Estratégico, Gerenciamento de Projetos, Gestão de Custos, Organização de Processos e Integração de Sistemas em órgãos do governo, como: SEP, Metrô-SP, Fundação Paula Souza, FDE, CPTM, FIPE e atualmente no SESC-GO.